Olá prof!
Se você me acompanha do Instagram já me ouviu falar muitas vezes sobre ler para a turma. Desde o início da minha carreira de professora sempre fui apaixonada por literatura infantil e inseri isso na rotina das minhas aulas. O projeto nasceu a partir de uma prática já consolidada nas minhas aulas, a leitura DIÁRIA.
Todos os dias antes da aula começar leio uma história para meus alunos. A ideia de estabelecer uma meta, surgiu em 2023. Sugeri a turminha da época que registrássemos nossas leituras para chegar a quantidade de 100 livros. Com o passar dos anos, fui aprimorando as estratégias e passamos a comemorar com uma festinha ao alcançarmos esse número.
Uma dúvida frequente quando falo sobre esse projeto é “quem lê os livros?”. Nesse projeto quem lê é a professora. Obvio que você pode deixar seus alunos lerem para a turma, mas a ideia fundamental não é trabalhar a fluência leitora e sim estimular o interesse pela literatura infantil. Aproveitando isso, vamos aos objetivos desse projeto:
Objetivos de aprendizagem
- Estimular o interesse pela literatura infantil.
- Desenvolver a escuta atenta e a imaginação.
- Ampliar o repertório literário das crianças.
- Valorizar o momento da leitura como espaço de afeto e encantamento.
- Promover o trabalho coletivo e o cumprimento de metas em grupo.
- Comemorar o avanço e a conquista dos alunos ao final do desafio.
Isabel Solé, pesquisadora espanhola e referência na área da didática da leitura, afirma que o professor deve atuar como um “modelo de leitor experiente”, mostrando às crianças como um bom leitor pensa, sente e age diante do texto.
“Os alunos aprendem estratégias de leitura quando o professor as utiliza de forma explícita, mostrando com um leitor experiente age diante do texto” ( Isabel Solé – Estratégias de Leitura)
DESAFIOS
Desenvolver a escuta atenta das crianças no momento da leitura pode ser uma grande desafio nos primeiros momentos. É importante explicar e mostrar as crianças como deve acontecer, qual deve ser o comportamento e quanto pode ser legal. A criação desse hábito na rotina da sua aula pode levar tempo, mas é uma construção.
Outro desafio muito comum é quanto ao acervo. A meta de 100 livros pode ser audaciosa. Mas comece com o que você tem. Pode ser uma meta de 20 livros ou 50 livros.
ACERVO
Ao longo desse 15 anos na educação, sempre tive o hábito de comprar alguns livros (fico atenta as promoções rs). Hoje tenho um grande acervo. Gosto de investir nisso porque faz parte da minha prática em sala de aula todos os anos.
Fiz uma lista com os livros usados desse projeto como sugestão [CLIQUE AQUI]. Normalmente compro meus livros no site da Amazon, consegui fazer uma pagina no site com todos os livros usados, assim você já pode pesquisar os preços.
ROTINA DO PROJETO
Os livros lidos no mês ficam disponíveis para os alunos na sala de aula. Seleciono cerca de 15 livros por mês. Assim nos momentos livres eles podem manipular os livros já lidos e os que serão lidos. A ideia de trocar o acervo da sala todo mês, foi fundamental para que eles sempre tivessem interesse em pegar os livros.
Além disso, temos o cartaz que fazemos o registro do livro lido no dia, com o título e autor. No final de cada mês fazemos a votação do livro favorito.
[CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CARTAZ DE REGISTRO DAS LEITURAS]

CADERNINHO DE ATIVIDADES
Uma novidade desse ano foi o caderninho com atividades. Nele eu coloquei algumas atividades sobre os livros lidos, como escolha do livro favorito, caça aos livros e também folhinhas para que eles registrassem todos os livros lidos. No dia das atividades, deixei disponível todo o acervo para eles manusearem.
[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE ATIVIDADES]


Na capa do caderno fiz uma montagem com a foto deles. Primeiro tirei a foto deles segurando um livro sentados em uma mesa. Joguei na inteligência artificial para transformar colocando eles sentados em uma pilha de livros.
Usei o Gemini e o comando foi o seguinte: Deixe o fundo da imagem branco e tire todos os elementos dele. Faça a criança sentada em uma pilha de livros.
NOSSA FESTA!
Para comemorar, fizemos uma festinha com bolo, medalha e um painel lindo com as capas de todos os livros lidos.
A medalha eu comprei no Mercado Livre, ela é de acrílico e já vem com a fita. Eu imprimi a imagem em adesivo fotográfico.
[ LINK DO MERCADO LIVRE – MEDALHA ]







